Pilates para dor na coluna

Motivos Principais da dor na coluna

A dor na coluna está relacionada a uma série de fatores e pode ter múltiplas causas.

Em primeiro vêm má postura, seguida do sedentarismo, obesidade e doenças específicas da coluna.

Essa dor deve ser avaliada e tratada corretamente.

O indicado é sempre procurar um médico especializado em coluna vertebral para realizar o diagnóstico para afastar outros diagnóstico como doenças neoplasias metástases, doenças vasculares (aneurisma), doenças urológica(litíase renal) e doença reumáticas entre outras.

Pilates um Forte aliado contra a Dor

O Pilates é um forte aliado, tanto na dor aguda ou na crônica como relacionada a patologias da coluna.

Quando o paciente vêm para o Pilates após uma crise de dor e /ou como prevenção deve evitar o máximo de grandes amplitudes do movimento.

Dependendo do caso evitar extensões e flexões de coluna, procurar trabalhar o core, focar em transverso de abdômen e liberar musculaturas contraídas através da soltura muscular ou técnicas de relaxamento no rolo de Pilates.

A importância de Exercícios Físicos e Terapias

A prática de exercícios físicos e terapias estão sendo indicadas como forma de intervenção e melhora significativa nessa síndrome.

É possível diminuir as chances de ter crises com exercícios para fortalecer a musculatura estabilizadora da coluna. Eles são importantes não só para quem nunca teve problemas de coluna, mas também para quem já sofreu com as dores na coluna e não quer passar por isso novamente.

Benefícios do Pilates

O Pilates é um excelente método para alívio da dor na coluna. Pois ele trabalha com a Contrologia, ou seja, faz com que o paciente / aprenda a controlar os músculos do corpo, melhora a postura e mantém o tronco mais ereto e menos curvado.

O Pilates possibilita trabalhar com o fortalecimento geral do corpo como: equilíbrio, alongamento e relaxamento. Além de solicitar uma respiração abdominal que faz com que ocorra um relaxamento mental e muscular como um todo.

A coluna vertebral segundo Hamiel & Knutzen pro vêm tanto flexibilidade quanto estabilidade ao corpo.

Curvaturas da Coluna

Existem quatro curvaturas, a cervical, a torácica a lombar e sacral que formam uma haste elástica modificada. Dentre essas, a torácica e sacral são rígidas e a cervical e a lombar são móveis.

Mas essas não são as únicas curvaturas móveis que possuímos em nossa coluna vertebral, além delas a lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar, sendo assim sua residência é dez vezes maior que uma coluna retilínea.

Como indentificar as Dores na coluna

Cervical Sintomas

A dor cervical ou (“dor no pescoço”) tem como sintomas uma tensão na musculatura do pescoço que pode se mover para dores na mandíbula, dores nos ombros e irradiar para os braços.

É como se houvesse um peso sobre os ombros que gera dor no pescoço, dor de cabeça e as vezes mal – estar.

Causa

Ela normalmente é causada por má postura, enfraquecimento muscular dos músculos do pescoço, hérnia cervical e excesso de sobrecarga nos ombros (como carregar mochilas e bolsa pesada principalmente sobre um ombro só).

Formação coluna cervical

A coluna cervical é composta por 7 vértebras, a musculatura envolta do pescoço possibilita movimentos como rotações e giros, flexão e extensão da cabeça. Quando há dor impossibilidade de reagir esses movimentos.

Formação Coluna Torácica

A região da coluna torácica é composta de 12 vértebras que tem como função sustentar e estabilizar o tronco. Realiza esse movimento de flexão e extensão do tronco e inclinação lateral.

Normalmente a dor torácica é concentrada na região das escápulas (asinhas das costas) ou lego abaixo das escápulas antes da coluna lombar.

Torácica Sintoma

É um tipo de desconforto que causa uma leve queimação nas costas, fadiga e cansaço físico.

Causa

A dor torácica é causada por má postura, discos vertebrais fracos ou hérnia, muito tempo na mesma posição seja sentado, em pé ou deitado.

Por esse motivo devemos sempre tirar um minutinho para se alongar.

Falta de exercícios específicos para a região, excesso de peso e utilização de cargas execivas nas costas.

Coluna Lombar Formação

A coluna lombar é formada por 5 vertebras lombares e logo abaixo vem o sacro do cóccix.

A região da coluna lombar tem como função flexão e extensão do tronco inclinação lateral vê rotação lombar na região contralateral.

Sintomas

A dor lombar têm uma breve queimação na região central ou lateral da lombar, podendo essa dor irradiar para os glúteos. Em casos mais graves como hérnia a dor irradia para a coxa ou posterior da coxa e desce pela perna fazendo caminho nervo ciático.

Causa

Ela é causada, por má postura, falta de fortalecimento nós músculos anteriores da lombar como o transverso do abdômen, pela forma errada de pegar um peso do chão, muito tempo na mesma posição excesso de peso e doenças vertebrais como(hérnia, desvios posturais, acidentes.

Pilates pode ser um grande aliado da saúde da coluna.

Você pode praticar Pilates em casa com a orientação de profissionais para saber mais

A Saber

Beringela

A beringela é rica em proteínas, vitaminas A,B1, B2,B5, C, e minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Com propriedades digestivas, nutritivas e laxantes, estás substâncias auxiliam no combate ao colesterol alto e diabetes, e são recomendadas para quem procura perder peso.

Vou deixar uma receita deliciosa para você.

Delicados Rolinhos de Beringela

Ingredientes:

  • 2 beringelas médias
  • 1 colher (chá)de Aji-sal
  • 2 xícaras (chá)de ricota passada pela peneira
  • 3 colheres (sopa) de damasco seco picado
  • 3 colheres (sopa) de requeijão light
  • 1 sachê de tempero Sazón amarelo

Modo de Preparo

Corte as beringelas em fatias bem finas no sentido do comprimento, em uma peneira ou escorredor, tempere como Aji-Sal e deixe tomar gosto por 20 minutos, enxague em água corrente e deixe escorrer bem, secando como auxílio de papel toalha. Em uma frigideira grande levemente untada com azeite, frite as fatias de beringela, aos poucos em fogo alto, por aproximadamente 1 minuto de cada lado, ou até dourarem. Em seguida, em uma tigela, coloque a ricota, o damasco, o requeijão e o tempero Sazón, e misture bem,

distribuida em uma das extremidades das fatias de beringela, e enrole- as .

Sirva em seguida ou leve a geladeira até o momento de servir.

Se quiser mais receitas saborosa e saudáveis

Reflexão

“Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam suas mãos para cultivá-las.”

Augusto Cury

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.