Pilates para escoliose

Tipos de Escoliose

Estrutural

É acompanhada pela rotação das vértebras, o indivíduo perde mobilidade, flexibilidade e inclinação.

Funcional

Ela não é estruturada, não acompanha a rotação das vértebras, a coluna é mais flexível, realizando os movimentos de inclinação.

É mais fácil de corrigir e os exercícios do Pilates podem ajudar na reversão da curvatura.

Curvatura Primaria

É conhecida como a primeira curva que surge tendo um formato de (C) é mais leve e normalmente ocorre na região torácica.

Curvatura Secundária

Ocorre logo após a curvatura primaria, fazendo uma compensação na direção inversa formando um (S) é uma forma que o organismo lança mão para tentar manter a organização corporal e o alinhamento da cabeça.

Com a evolução do quadro clinico maior risco de rotação das vértebras e maior possibilidade da alteração cardiopulmonar, alterando o volume da reserva inspiratória e expiratória.

Essa deformidade pode ter diversas origens e independentemente do aspecto físico que parece ser igual em todos os tipos de escoliose, elas podem ter prognósticos bem diferentes, comportando-se distintamente em termos de evolução.

  1. Escoliose congênita:(de nascença) é responsável por cerca de 10% dos casos e se origina desde o dia do nascimento, quando ocorre má formação ou divisão das vértebras;
  2. Escoliose neuromuscular: surge por sequelas de doenças neurológicas, é o caso por exemplo, da poliomelite e da paralisia cerebral;
  3. Escoliose idiopática: a causa desse tipo não é conhecida. Considera-se a escoliose mais comum. Cada uma apresenta características e níveis de evolução diferente.
  4. Escoliose pós- traumático: surge a partir de doenças do tecido conjuntivo e/ou anomalias cromossômicas.
  5. Escoliose Degenerativa do adulto: quando é causada pela degeneração de disco da coluna vertebral e de suas articulações como resultado, em especial, avanço da idade.

Sintomas

O aspecto clínico da escoliose pode ser observado em diversos quadros de combinações de sintomas, dos quais, os mais frequentes, de acordo com pesquisas de especialistas são: dores na coluna lombar e na coluna dorsal, cefaléia, manchas alteradas, coluna “travada” e parestesia.

Causas

Segundo as Teorias Convencionais, acredita- se que a Escoliose é provocada pelo desequilíbrio da massa muscular paravertebral, por uma anomalia ligamentosa, por transtornos posturais relacionados à

propriocepção, por um erro inato do metabolismo, alterações neurológicas, entre outras.

Em primeiro lugar você deverá procurar um bom médico para te avaliar.

E só depois você vai poder realizar a melhor forma de tratamento.

Vou deixar um link se precisar praticar Pilates é ótimo para dores na coluna.

E aí vai uma deliciosa receita para você.

Bolo integral de Banana.

Ingredientes:

  • 4 ovos inteiros
  • 6 bananas nanica maduras cortadas em rodelas
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de canola
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1xicara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de aveia
  • 2 xícara (chá), não muito cheias, de açúcar mascavo
  • canela para salpicar
  • 1colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador com apenas 1 banana.Coloque em forma untada óleo e farinha . Coloque as rodelas de banana sobre essa massa e salpique com canela. Assar em forno pré-aquecido, a 180 graus Celsius por aproximadamente 50 minutos. E só servir.

Quer mais receitas deliciosas é só acessar o botão

A Saber

Espinafre

Rico em carotenóides, os quais ajudam na prevenção da cegueira em adultos, meia xícara de espinafre cozido fornece grande quantidade de vitamina A, 105 mcg de ácido fólico, 419 mg de potássio, vitamina C, riboflavina, vitamina B6,; além de ferro, cálcio e outros minerais.

Reflexão

“A melhor maneira de prever o futuro é criar – ló”

Abraham Lincoln

Deixe um comentário

Your email address will not be published.