Pilates para escoliose

O que é escoliose

A escoliose consiste em uma alteração tridimensional da coluna vertebral. Resultando em uma deformidade da coluna envolvendo os planos sagital, frontal e transversal.

Frequentemente inicia-se na puperdade, tendo grande momento de progressão associado ao ritmo de crescimento. Trata-se de uma condição altamente prevalente e de bom prognóstico na maioria dos casos.

A escoliose, curvatura anormal da coluna vertebral, esta presente em cerca de 3% da população mundial. E Pilates pode ser um grande aliado no tratamento contra a doença.

Sua prevalência é de nove meninas para um menino. E os estudos aponta uma ampla faixa etária, entre 5 e 18 anos.

Mas antes de se tratar, o mais importante é diferenciar a escoliose de doença da atitude escoliótica, aquelas causadas por vícios posturais ou por um desiquilíbrio no crescimento dos membros inferiores, uma perna mais curta que a outra por exemplo. Porém o motivo pode ser até desconhecido, que é o caso de 85% das pessoas diagnosticadas.

Segundo pesquisas lunes et al.(2020), a escoliose é mais facilmente corrigida ou estabilizada, enquanto se apresenta flexível ou não estruturada. Portanto, quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz torna-se o tratamento conservador na escoliose.

O Pilates é um método conservador muito utilizado no tratamento fisioterapêutico da escoliose.

A prática desse método acarreta benefícios sobre a flexibilidade global, o alinhamento postural e a coordenação motora. Além do aumento da força muscular o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.